Como descrever à uma rã, que vive no fondo dum poço
a vastidão do oceâno?
A rã não te perceberás.
Chuang-tzu
Erasmus ja no seu tempo disse: ‘Sou cidadão do mundo’. Ou melhor ‘Quero ser cidadão do mundo’. Antes, na nossa infancia os limites da aldeia foram os limites do mundo. Hoje o mundo tornou-se tao pequeno pelos meios de communicação que o viagem de Jules Verne à volta do mundo em oitenta dias é algo para o antiquariato. O padre Ferdinand Verbiest partiu de Lisboa dia 4 de Abril 1657 e chegou em Macao dia 17 Julho 1658 ; exatamente em 468 dias. Agora voamos para China em 17 horas, isso é 660 vezes mais rapido. Mas significa isso que os nossos conhecimentos da filosofia chino se multiplicaram com o mesmo factor?
Desde o tempo dos descubrimentos, sustentado fortemente pelo universalismo do cristianismo, um Europeu representa-se como vivendo no centro do mundo. Não ha nenhum razão para o fato que o meridiano de Greenwich inicialmente correu pelas Islas Canarias e depois por Greenwich, se não que achávamos normal que o mundo tivesse seu origem aqui. Quando os jesuítas descobriram que os Chinos pensaram o mesmo, desenharam (le bon Dieu en poche) um mapa do mundo com o meridiano por Peking – somente para uso local. O eurocentrismo – um fenómeno bastante normal no século XVI – também exprime-se no costume geográficamente absurdo de considerar Europa, apenas uma península Aziatico, como um continente. Desde que percebíamos que o mundo é um globo, faz tempo que percebemos também que num globo não ha centro – ou qual é o mesmo que cada ponta é o centro. A palavra greco theorein (pensa em ‘theatro’) significa ‘distante’, ‘assistir-não-implicado’. En theorein ta Olumpia significa ‘assistir como espectador aos jogas Olympicas’. Filosofia ficou muito, também pelo exigencia da objectividade, theoria. Por isso nasce muitas vezes uma discrepancia serio entre theoria e realidade. A civilisação Europeu que seja portado pelo doctrina cristiano-etica, também foi motivado por uma fome guloso economico. Na China uma filosofia chamava-se um tao, um caminho em que passear-se. Por isso é um conceito que refire-se à vida real. Isso tudo tem consequência que theorias são muito mais elaborados e que a filosofia occidental chegou, no primeiro visto, num nivel mais alto que o chino. Mas um tao é uma questão de experiência que tivéssemos adquiridos. Quando comparecemos filosofias não podemos limitar-nos aos struturas superficiais. Ou melhor dizer: não devemos obcecar-nos pelo skyline da construção filosofica como presenta-se na realidade academico, mas temos de perguntar-nos em que fundamento esta baseado. São precisamente estes fundamentos mais profundos que temos de comparecer. Por que sera claro que os fundamentos da tradiçao do pensamento grego-occidental diferam fortemente da tradição chino ou hindu. Cada cultura, e especialmente o occidental, tem a tendência de considerar seus proprios opiniões e conceitos como criterias universais. Isso resulta num imperialismo espiritual.
Bert De Prins
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