Que l'homme surmonte la colère par l'amour."
Bouddha
Calligraphie de Hassan Massoudy
Como viver sem paixão? isso chamaria-se 'deixando viver-se'. Como amar sem paixão ????, mesmo na temperança do amor fica presente a paixão.
Não é a paixão puro que rouba a liberdade (nem a temperança do amor), ma as ilusões que acompanham, quais vêm detras. Ninguem tem de ser escrava de ninguem, a paixão com sentimento puro não se confunde com o desejo de apropriar, este desejo que é o sede de ciumes.
Sim sei que ha a paixão puro como sofrimento (como o paixão do Cristo) ma aqui falo sobre a paixão como extase .... sentimento puro de liberdade e de alegria. Este sentimento que não deseja apropriar ma sim união, liberdade e alegria .... e é tudo o contrario do tedio que se encontra no estado depaixonado em que somente sobrevive-se com a ajuda de ilusões. Viver a vida apaixonado na cara do morte certo, isso chamo ser humano.
Para saber amar "a tudo dar sem nada pedir" precisa-se exatamente de muito paixão .... Ma no amor "tudo dar" sem receber tampoco chamo isso amor, no amor se espera açeitação e respeito reciproco. Amor simplesmente é coisa de duas pessoas ... que saibam viver-o apaixonadas. Mas o amor é muitas vezes confundida com posse.
Qual é o problema com posse? Um dos condições de ser normal exatamente é de saber deixar a distância entre se mesmo e os outros. Uma das condiçoes da psicosis é o não deixar a distância, no psicosis o subjeto quer apropriar-se completo do outro ou (sim no limite até o Annibal Lector né) ou se sente completamente invadido pelos outros, pelo mundo. Ex-istere quer dizer pôr-se para fora. Neste sentido o desejo de posse no paixão é um estado de neurosis limitado, limitado à certas condições, à certa reciprocidade, a doce neurosis de amar, de gostar comer-se ... quanto os ciumes são ja um 'début' de neurosis ..... gradavel, ma temos todos ciumes que queremos ou não por que somos humanos, os ciumes formam parte da nossa pessoa (em contra do 'ego'), somente ha de saber viver e acceptar esta pessoa, estes lados negros, acceptar os ciumes para melhor deixar-os.
Não exsite um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.
Bert De Prins
No comments:
Post a Comment