Friday, January 16, 2009

O despertar de Ariadne


Morra Teseu !

Foi a única coisa que gritei, quando vi as velas negras do seu barco se afastando de Naxos. Que mais eu poderia dizer ? Eu que acordava ainda envolvida pelo cheiro de seus longos cabelos, com as pernas bambas de tanto sexo, que eu acreditava ser amor, e sonhava com uma vida ao seu lado.

Acordei sozinha, com areia grudada ao sexo, onde você deveria ao menos ter deixado uma semente.

Corri até a água, por um momento pensei que seu barco estivesse apenas manobrando, e que você estivesse ainda a na areia, gritei entrei, entrei no mar, nadei, mas o barco das velas negras seguiu adiante, sempre em frente para se perder no horizonte.
Corri para o ponto mais alto da ilha de Naxos, e vi a solidão que eu me encontrava, relembrei rapidamente porque me apaixonara por você, você é quem mata os touros, já atirara, um touro nos trabalhadores de uma construção, pois confundiram suas longas melenas, com os cabelos de uma virgem, matou o Astérion meu irmão, e ainda vai seguir matando touros pelo caminho. Eu sei que seu destino é matar touros, mas porque me matar de desgosto e tristeza, se sou apenas uma novilha, bisneta de outra novilha, Io, montada por Zeus; sou neta de uma mulher de touro, Europa também amada por Zeus, só que desta vez metamorfoseado em touro, e filha de Pasífae, a vaca vadia que se entregou ao touro de Possêidon.

Fui também sua vadia ? Porque então me murmuravas juras ? Porque não me deixou em Creta, onde era princesa e sacerdotisa, prometida ao touro Dionisio, me tiraste o reino e o casamento, mataste meu irmão, e me abandonas aqui com o Diadema de Afrodite, presente de núpcias de Harmonia, dado a Sémele e a mim dado por Dionisio que me jurou fidelidade eterna.

Morra Teseu, minhas pernas não mais me sustentaram quando a vela preta sumiu no horizonte. Por que existem velas negras, elas deviam ser todas brancas, e luminosas deviam refletir o sol, brilhar contra o azul do mar. Velas negras são de mau agouro, são dos que a noite furtivamente vem roubar e assaltar, negra devia ser a vela de Argos que levou Jasão na Colquida, para roubar o coração de Medeia, mas este pelo menos, durante um tempo, foi esposo e fertilizou Medeia, mas tu matador só trazes a morte, e me deixou apenas a estéril areia no meio das pernas.

Caída sem forças, murmurei minha maldição "Já que se esquecestes de mim esqueça também de trocar suas velas e mate seu pai Egeu" e segui com um rosário de todas as maldições, conjuros e todos os encantamentos falados que aprendera das velhas lavadeiras do palácio de meu pai. Falava enquanto arrastava meu corpo como uma serpente pela areia do chão, você nunca teria nenhuma mulher meu matador de touros, você as possuiria e as perderia, sua flecha matará uma mulher amada, e todas as outras, escolherão não te amar. Vai perder seu filho, vai perder amigos e sozinho, morrerás abandonado, como me deixou aqui.

Tenho certeza que um dia, você, como eu aqui, vai despertar e se sentir sozinho e vai perceber e lembrar da menina que lhe deu o fio para que você atravessasse o labirinto, vai se lembrar da princesa prometida que rompeu o noivado com um Deus, que você deixou dormindo e feliz na areia da ilha de Naxos e transformou meu despertar num pesadelo. Mas aí Teseu não haverá volta, a moira cega armada da implacável tesoura, cortará sua vida e neste arrependimento te consumirá no Hades.
Mas , que som é este ? escuto tamborins, címbalos, gritos de Evoé, é o cortejo de meu noivo que se lembrou da promessa e veio me buscar nesta hora de desespero ?

Está vendo matador de touros, o Touro é mais homem que você , ele honra o que promete !

No comments:

Post a Comment