Saturday, January 17, 2009

Dois corpos


"Na verdade, porém, as lágrimas nunca podem ser medidas. Quando se mede, medem-se na melhor das hipóteses
um liquida e suas gotas, mas näo lágrimas.
As lágrimas
só podem ser vistas diretamente.
Qual é o lugar das
lágrimas?
Säo elas algo somático ou algo psiquico?
Nem
uma coisa nem outra ".
Seminários de Zollikon, Ed. Vozes. Sessäo de 11 de maio de 1965.

0 texto não é de um poeta ou de um psiquiatra. Martin Heidegger, um dos filósofos maïs importantes do século XX, dil essas palavras em uma conferência a psiquiatras na casa de um deles, Medard Boss, em Zollikon, nas vizinhanças de Zurique. Respondia assim ao que na época fora um trabalho bern conhecido de outro psiquiatra, Hegglin: "0 que o clinica geral espera da Psicossomática?".
Hegglin representava o que a todos parecia evidente: há uma distinçao entre o somático e o psiquico. Se podemos medir o soma, não podemos medir a psique, campo da intuição, do sentimento. 0 avanço da ciência garantiria, no entanto, uma mensuração sempre maïs abrangente: se ontem faltavam meios, amanhã seria possivel saber mais e mais. A psique seria lida em numeros, "em virtude da relação psicossomática" (diz Hegglin, p.3), medindo-se o corpo.
Por bas de sua ciência, Hegglin guarda a crença de que só a mensuraçã nos põe em contato om o real. Sua proposta: o psiquiatra que quer conhecer o luto de uma pessoa deve partir do volume de lágrimas. Heidegger contesta.
O filosofo recusa a distinção entre soma e psique, demonstra sua inconveniência. Lembra que o idioma alemão permite falar em dois corpos: Körper e Leib e assim começa a re-avaliar o problema.
Urn deles, corpos, importa especialmente a Heidegger e ao psicanalista. Jorge Forbes o distingue: o Leib.
Enquanto Körper é o corpo material, mensurável, com que lida o médico, Leib é o corpo-corpo, vida, que não se mede no espaço cartesiano e com o qual, aliás, não
podemos operar através de instrumento algum. Nenhum metro se oferece entre nós e o Leib.
0 Leib é determinante do Körper.
Para Iidar com o Körper temos estetoscópios, scanners, ferramentas. Agir sobre o Leib requer ir além. Requer uma ação sem intermediação, do homem sobre o homem.

No comments:

Post a Comment